BENELUX
Saiba o que é, bloco econômico, comércio internacional na Europa, Bélgica, Holanda e Luxemburgo
BENELUX: bloco econômico formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo
BENELUX é um bloco econômico europeu formado por Bélgica, Luxemburgo e Holanda. Este bloco econômico foi instituído em 1958 e entrou em operação em 1960. Tem sua origem num acordo firmado em Londres pelos governos dos respectivos países, no ano de 1944.
Esta união econômica tem como objetivo facilitar e aumentar o comércio de mercadorias entre os três países, diminuindo a burocracia e reduzindo impostos e taxas de comércio exterior.
Os idiomas oficiais do bloco são: alemão, francês e neerlandês (holandês).
Bandeira do Benelux
Dados econômicos (estimativa 2011):
PIB do bloco: US$ 1,1 bilhão
PIB per capita: US$ 54.860
Crescimento econômico: 2,4%
Benelux é uma organização económica da Europa, que gerou o que seria mais tarde a União Europeia.1 Compreende a Bélgica,Países Baixos e Luxemburgo, sendo inicialmente uma área de livre comércio entre estes três países, e mais tarde, a adição da Itália,Alemanha e França acabou por criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Posteriormente com a adição de mais países criou-se a Comunidade Económica Europeia (CEE)
O Tratado de criação do Benelux (Union Économique Benelux) logo depois da segunda guerra mundial em 1944, pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e entrou em vigor em 1 de novembro de 1960. O nome Benelux foi utilizado pela primeira vez neste tratado; é formado pelas iniciais dos nomes dos três países: BElgië/BElgique, NEtherland e LUXembourg. O Benelux tinha como objetivos estimular o comércio e eliminar as barreiras alfandegárias.